Saturday, July 17, 2010

Post capilar

Fiz meu pé, minha mão (ainda não pintei) e meus cachos partem em todas as direções da minha cabeça. Presencio a juba se multiplicar em volumes cúbicos, o cabelo não mais cresce para baixo, mas para todos os lados, desafiando a gravidade. Prometi a mim mesma que não mais submeteria minhas madeixas aos produtos, às chapinhas, e secador nesse calor, nem pensar. E então o cabelo fica assim, numa revolução, que parece que estão tomando a Bastilha no meu couro cabeludo. Agora quando lavo e fico restrita ao recinto familiar, deixo secar ao relento, lentamente os cachos pipocam, fios sobem num caos total e senhorio inevitavelmente me pergunta o que aconteceu comigo. Outro dia me meti a besta e fui ao trabalho com um meio preso atrás, deixando parte da sandice desenvolta e descontrol. O americano jocoso, que sempre faz comentários inapropriados mas inocentes e aos quais sempre respondo com ameaça de levá-lo ao RH para uma sabatina, não resistiu e perguntou se enfiei os dedos na tomada. Ri, porque com os meus cabelos realmente só cabe o riso.
E, na verdade, eu até curto essa histeria capilar. Tem dias em que acho que até concorda comigo e se apresenta mais louco do que de hábito. Testo atualmente uma saraivada de produtos que os deixem, assim, ao menos prozacados, loucos alegres. Essa é a desvantagem de cabelos crespos, passamos a vida tentando domá-los. E isso lhes rende uma falta de praticidade que nem lhes conto. Acordar de manhã para a surpresa que o espelho reserva é minha rotina diária, e vou dizer que não houve um só dia em que o penteado tenha sido repetido. Entre tudo pra cima, tudo pra direita, tudo pra esquerda ou tudo pra frente, existe uma infidável combinação de lados que minha cabeça e meus cabelos possam demonstrar e nessa eu garanto que morrer de tédio, não morro. Posso matar o marido de susto, no entanto. Ora vejam vocês, minha camera pifou e estou até achando que a culpa foi do cabelo - vivo de tirar fotos de mim mesma em malabarismos focais, enquadrar a cabeleira não andava fácil e acho que nessas bati a câmera sem querer. O foco pifou. Faz 3 semanas já que a câmera baixou UTI e até agora nada de novas dos técnicos.
Outro dia até minha fofucha lindinha, que tem os loiros plantinados lisos e escorridos, me perguntou o que foi que havia feito. Ela, que de longe dos seu três anos me faz elogios aos sapatos e às indumentárias. Juro. Acho que espanta, essa juba toda, esse cabelo com ares de vendaval.
Mas, como disse, essa minha fase é desse cabelo mesmo. E apesar de me dar em alguns dias tantas agruras, ele concorda com meu momento. Muita gente se espantou quando, há 8 anos, domei o bicho e tasquei-lhe uma chapinha. Teve gente que nem me reconheceu. Pois agora o choque será o mesmo, ou talvez maior. Tem gente que nunca me viu com o bicho ao natural, tal como o americano de língua solta e coração de menino, e acho que os sustos serão graduais, mas certos.
Condicionadores sem enxague, aqui vou eu.

3 comments:

Dani said...

Hahahahahha! Adorei! Resolveu deixá-los ao natural total, mesmo? As chapinhas e afins domam, mas estragam mesmo o cabelo, mas imagino que até a coisa se ajeitar, muitos serão os dias de loucura capilar.
Até no Brasil, onde ter cachos dá 5 anos de prisão, as chapinhas estão perdendo a força. Hoje em dia há vários produtos legais para domar as madeixas. O meu problema é que os meus são ondulados, não crespos, o que faz com que cada dia tenham um humor também. Ando à procura do produto ideal, porque esses anti-fizz só os deixam lambidos e oleosos.
Beijos!

Ma said...

Morri de rir e sabe o que me lembrou? De um episódio de Friends em que a Mônica fica com o cabelo todo cacheado em pé por causa da umidade do lugar (estavam todos de férias, não lembro onde). Vc viu esse? Igualzinho e talqualmente engraçado. Eu tb aposentei a chapinha no verão, mas meu problema é a juba minguada, fina e ondulada, nem lisa, nem cacheada, cada dia uma surpresa também. Viu, vc não está sozinha. Bjs

Delma said...

Oi Gi

Menina, eu JURAVA que seus cabelos eram lisinhos....to passada. Também tenho cabelo "picha"....hahahah, quer dizer, eu digo isso, mas as pessoas me desmentem, falando que os meus cabelos são "encaracolados". Para quem sempre sonhou em cabelos lisos, cacheados e/ou picha dão no mesmo!!
Engraçadas as situações....
Meu sobrinho lindão veio me visitar...mas está na fase videogame e se recusa a fotografar.

Beijos,
Feliz dia do amigo


Delma