Friday, February 05, 2010

Vintage

Essa coisa de roupa velha agora virou vintage. Pois eu digo que eu, então, sou um ícone da moda. Não sei ao certo o que me faz guardar minhas roupas por tanto tempo, mas deve ter alguma coisa a ver com a minha genitora. Em outras épocas, eu herdava dela. Por exemplo, tenho uma blusa com uma gola grande, de inverno, em lã, que era da minha mãe. Outro dia vim trabalhar com ele, a coisa é com certeza mais velha do que eu e deve ter assim, uns 40 anos fácil. Usei muito, muito, muito, e ela não fez bolinhas, não encolheu, uma coisa a performance em endurance da bichinha. MAs, naquele dia, a minha amiga portuga, assim que me viu tirar meu casaquinho de couro de, hum, 10 anos, me avisou que a tal da blusa estava assim, com um buraco no cotovelo. E se vcs pensam que a joguei no lixo, nananinanão - cortei as mangas.

Essa semana eu reencontrei uma saia-calça (nem sei se o termo ainda é utilizado) que havia trazido numa dessas viagens do Brasil e que me pertence desde, hum, meus 14 anos. Sem gozação. A saia-calça tem 22 anos, indo pra 23, sob domínio meu. É da Forum, essa marca que virou ícone nacional. Acho que quando a comprei, foi no Rio, visto que em Sampa a Forum nem existia. Pois então, aqui saias-calças e bermudas em geral, para o inverno, com meias grossas, bota e coisa e tal voltaram à moda. E eu resolvi experimentar a bichinha, que caiu feito uma luva. Meti uma camisa, um casaquinho, meia-calça e sapato (ficou meio estranho com bota de cano alto, achei eu, pelo movimento da saia-calça) e vim trabalhar. Recebi vários comentários durante o dia, sobre minha elegância. Dei full disclosure , meu nome é transparência, pra todo mundo, e contei da tal da saia-calça já ter atingido maioridade.

Alguns vão se perguntar como posso entrar numa roupa de quando tinha 14 anos. Veja bem, aos 14 já tinha esses 1.78m que me pertencem, e como nadava muito na época, não era franzina, como adolescentes de 14 anos geralmente são. Ninguém nunca me deu 14 anos. Acho que pulei dos 10 diretamente para os 18.

Parei pra pensar, abri a porta do meu armário pra verificar quantas peças de museu eu tenho. E eu tenho muita, muita roupa com, por exemplo, mais de 10 anos. hoje mesmo, vim trabalhar com um casaquinho de couro que deve ter, hum, uns 12 pra 13 anos. A minha bota preta que está no meu pé no momento tem, sem pestanejar, uns 11. A calça eu comprei há 2 anos, razoável. A camisa preta eu herdei da sogra, porque não mais lhe servia. E a echarpe ganhei ano passado de uma amiga.

Pensei em fazer um blog como o da Cristiana, um Hoje eu vou assim, mas mostrando toda a quinquilharia que tenho, quantas coisas que resistem ao tempo e ao passar da moda. Porque, seguramente, eu uso sempre peças que já têm certa idade. E a moda muitas vezes reinventa a si mesma, renova com o passado, e mistura coisas antigas com a modernidade.

Mas aí, eu penso de novo e vejo que vai ficar mesmo na vontade. Tempo, não tenho. Mas prometo que em breve, publico umas fotos pra mostrar as minhas pecinhas de museu.

1 comment:

Bal said...

Esse negócio de roupa antiga me salvou de um assalto que teve no ônibus quando eu voltava da escola, que era noturna. O ônibus inteiro foi assaltado, menos eu. Lembro até da camisa que eu vestia, era cinza mas fora comprada originalmente na cor preta.

Quando me mudei recentemente da Escócia pra Alemanha eu ainda tinha metade das minhas roupas compradas no Brasil antes da emigração, ou seja, tinham mais de 7 anos. Me desfiz de praticamente tudo. Sabe que foi até um alívio...