Thursday, May 28, 2009

The absolute wonderful world of nerds

Nunca fui nerd, nunca gostei de video game, nem de ficar sentada em frente ao computador. Quando trabalhava, naquela outra vida minha passada, eu nem encostava em computador nos finais de semana, salvo raras exceções.

Pois então que todo mundo muda, e como dizia uma amiga minha, até surda-muda. Acho que n'outras instâncias já declarei meu amor ao Excel, essa ferramenta do Bill que foi a única que deu certo. Desculpem-me os usuários de power point e word, mas eu nunca vi dois softwares tão safados como aqueles. Se começar a fazer algo mais além de digitar, a coisa fica preta. Excel não, excel é uma ferramenta com diversos recursos. Sou usuária pesada, rodo macro e vivo de fórmula o dia inteiro, e eis que o Excel nunca cessa de me surpreender, com mais um novo truquezinho pra fazer a minha vida operária mais feliz. Fora que a nova versão, que eu ainda não tenho, vem cheia de recursos interessantes.

Como já disse, trabalhar com números dá nisso, ou vc se converte em Excel ou vai depender daqueles que já estão catequizados. Não tem ferramenta hoje no mercado que possibilite tantos recursos de uma só vez. Uma de suas limitações, as famosas 66 mil linhas (o que impediria rodar grandes bases de dados) foi aumentada para quase um milhão na nova versão. Ou seja, vc poderá facilmente fazer o que quiser com Excel, salvo chover. Um único porém é que Excel não assegura consistência na base de dados, porque nada impede que um erro em sua manipulação distorça tudo o que vc queira ver pela frente. Então, os bons resultados em Excel dependem, em grande parte, dos bons pilotos de Excel. Um, infelizmente, não vai sem o outro, e talvez seja esse seu único porém.

Aqui onde trabalho, somos todos convertidos - salvo o chefe direto. Quando descobrimos um algo mais, só falta mesmo sairmos pulando aos gritinhos, porque o resto acho que fazemos. A minha assistente já contratada foi avisada de início, olha só, aqui é Excel, pode se jogar de cara. Ao que ela recebeu com ares de espanto, mas bastou alguns meses imersa nos segredos de Excel para ela começar a elogiar aquela ainda desconhecida ferramenta. Os Wow! que legal, cara! nossa, Excel é f*** mesmo soltamos todos, às vezes em uníssono. Trocamos então olhares e nos damos conta de que mais nerd que isso, não dá pra ficar. Hum... ou talvez dê. Quando eu começar a achar graça em Star Trek, por favor, mandem internar.

No comments: