Wednesday, August 26, 2009

Endorphine addicted
Meu humor melhorou absurdos. Perdi 7 cm de cintura. As encheções de saco do trabalho não mais enchem tanto o saco. TEnho dormido feito bela adormecida, pesado, bem, uma maravilha. Acordo ótima, em forma, de bom humor. Minhas roupas caem melhor. A verdade, da qual eu já sabia mesmo antes de tudo isso acontecer, é que ando "high" em endorfina e só isso produz tanto bem estar na vida de uma pessoa. O mais impressionante é que tenho somente um mês de volta à malhação certa e o efeito já é evidente. E se o corpo já não é mais o mesmo, se voltar à forma não acontece assim, tão rapidamente como outrora, a volta à boa disposição e ao bom humor acontecem sim na mesma velocidade.

Tenho malhado consistentemente 4 vezes por semana. Corro no mínimo três, quando não todas as quatro. Alterno então o complemento com bike ou natação. Tem dias em que malho mais pesado, como ontem. Corri 10km e pedalei mais 20km, como o outro dia, só que dessa vez em menos tempo e sem dor no quadril. Quando comecei, há um mês, mal conseguia correr 6, 7km - e invevitavelmente acabava sempre morta. Isso porque, mesmo tendo estado relativamente parada, os músculos parecem ter uma memória armazenada que os faz lembrar do que acontece. Mas, a forma, o pique, não aguentavam e pediam arrego em determinado ponto. A volta à forma requer um pouco de motivação, sobretudo pra quem já malhou decentemente como eu. Antigamente, eu fazia corridas de 12 a 15 km e dar-se conta de que nem 6km estava podendo é uma barreira a enfrentar. Mantive a perspectiva de melhora de um treino ao outro, porque se não estou onde outrora estava, ao menos estou no caminho para tanto.

A relação com a natação é diferente. Natação foi um dia meu esporte e me considero, de certa forma, bicho d'água. No primeiro dia em que caio n'água, depois de anos a fio sem encarar umas raias, sou capaz de nadar mais de 1.5 km, com um pouco de esforço, obviamente, mas não deixa de ser bem razoável. Como falei outro dia com um amigo, o que se faz intensamente em anos dourados de nossas vidas, parece ficar registrado para toda a posteridade. Queria poder nadar mais vezes por semana, mas ainda não achei o meio-termo ideal nessa equação.

Não, não estou tentando treinar para thriatlon, mas essa possibilidade não está de todo fechada. Fazer uns mini-triathlons até que não seria de todo mal, mas para isso eu precisaria investir numa bike e ter tempos decentes, o que ainda está longe, longe, longe.

Esse é o final do primeiro mês somente, mas somente nesse pequeno mês eu me dei conta do quanto sou uma pessoa melhor quando faço esportes, e que preciso, sempre, fazer disso uma das minhas prioridades.

Hi, my name is Margot and I am addicted to endorphin. I have been using it for almost a whole month now. :o)

2 comments:

veridiana.ferrari said...

sabe que, lendo, eu fico até mais animada?
ha uns meses atrás comecei a 'treinar' com um amigo, mas meu joelho pediu arrego no final da segunda semana: tendinite aguda. que 'curei' com fisioterapia.
depois disso, so faço mesmo os exercicios na academia, q nem sao tão pesados assim.
mas confesso que, embora nem tenha sentido o gosto do que é 'correr de verdade', descobri que adoro. e todos os dias penso em voltar, mesmo que sozinha, aos pouquinhos (até porque, se vc corre 6 km, eu nao conseguia correr nem 5 minutos direto... rsrs).

como vc disse, é preciso motivação.

e também disciplina, e persistencia. coisa que me falta.

mas quando leio, ai, dá uma vontade de levantar dessa mesa, jogar os papéis pro alto e começar JÁ.

beijocas

Ma said...

Encosta em mim aqui pra ver se eu pego, preciso malhar urgentemente! Mas só depois da festa de sábado, vou me acabar nos brigadeiros! Bjs