Wednesday, November 05, 2008

Em outra nota
Muito interessante constatar que quem tem, teve ou terá blog geralmente perpetua o hábito, ainda que mude de endereço, pseudônimo, panela ou comunidade no orkut. Eu mesma, pecadora, reconheço que escrever em blog vira um hábito necessário. Quem escreve em blog não escreve para si. Se assim fosse, bastaria abrir o Word e fazer dele seu diário. Geralmente quem escreve em blog espera uma amplitude, chegar até alguém, provocar, atualizar, interagir. O blog, ainda que pessoal, é uma ferramenta de interação com o universo internético, ou melhor, com alguém do outro lado do mundo internético. O dono blog é quem canta no próprio terreiro. Minhas anteriores tentativas (frustradas) de deixar tudo ao deus dará comprovaram a incongruência de minha razão: se a casa é minha, a ordem da mesma é minha responsabilidade, e sob minha responsabilidade cabe a mim gerir as intempéries. Confessadamente eu quando em outra casa deixei a janela dos comentários ao bel-prazer dos utilizadores. Mas aprendi que não é bem assim, que o que corre nos comentários, ainda que muitos gestores de blogs insistam que não seja o caso em seus disclaimers, é também responsabilidade dos donos, visto que só vai pra net (e com ela para outras pessoas) se patrão da birosca permitir.

É também nos comentários onde geralmente rola o sangue-suor-e-lágrimas de um blog. O post pode até ser meia-boca, o autor medíocre, o tema de futilidade sem fim, mas as reações nos comentários, ainda assim, podem atingir espectros imprevisíveis. Já vi post sobre receita de bolo virar discussão sobre feminismo, assunto de carro desbundar para política e comentário sobre a novela acabar em acusação de injúria. Nos comentários, tudo pode acontecer, as pessoas se permitem muitas coisas, e muito além de seus reflexos em vida real. Janela de comentário é faroeste, toma tiro até quem não tem nada a ver com o assunto.

Eu geralmente visito os blogs ali ao lado para lê-los, porque gosto dos autores, dos posts, das pessoas. Neles, deixo comentários, porque a troca é pessoal. Eu as conheço, a troca é pessoal, por vezes até mesmo subliminar. Nem tudo precisa ser dito para que me entendam, com alguns, meias palavras são mais do que suficientes. Outros blogs que visito esporadicamente, meu interesse está, em alguns nos autores e sobre o que escrevem e alguns outros, na caixa de comentários. Porque alguns blogs atraem a balbúrdia, alguns autores até mesmo estimulam o bafafá, e outros simplesmente gerem esse estado de debate em praça pública em moto contínuo.

Muitos blogueiros são comentaristas ativos, muitos não-blogueiros também. Tem gente que vive de caixa de comentário. Muitas vezes penso que o maior estímulo e excitação em anos de algumas pessoas se dá ali, na tal caixa de comentários. Muita coisa legal e inteligente também é dita na tal caixa de comentários, muitos blogs ou pessoas interessantes eu descobri por ali. Ainda assim, eu acho que a responsabilidade pelos comentários e teor dos mesmo cai em cima do dono. Como eu disse antes, se caiu na rede, só caiu porque o dono do blog habilitou. Já houve até processo transitado em julgado por conta disso. Em todo caso, vale a lembrança. Caixa de comentários é pra ser usada com moderação, senão pode gerar efeitos colaterais indesejados. Para comentarista e para blogueiro.

2 comments:

Dani said...

o que acho das piores petulancias e folgas eh gente que tem blog com senha e vem no dos outros deixar desaforo na caixa de comentarios. afe.
beijocas,

zabrina said...

E nem tudo a gente precisa dizer em caixa de comentario. Assim para os mais chegados ne. Os meus, desde 2006 sao moderadissimos. Bobagens fora de topico sao deletadas sumariamente. Anonimos de outros carnavais tambem. Nao acrescentam em nada na minha vida, portanto, nao merecem atencao nenhuma. Que se sacudam, que arranquem os cabelos. No meu blog nao rola barraco. Foi-se o tempo, eu tenho e mais o que fazer, e como tenho.
Alias, foi num bafafa desses que lhe achei, ne amor? Lembra dessa? Heheheheheh!