Canicule d''été
Férias de verão são sagradas por essas terras européias. Quando eu digo que não tirei nem um diazinho durante esses meses de sol, calor e férias escolares, parece que cometi sacrilégio: "como assim, não tirou férias no verão?" Ou então, as pessoas fazem caras de pena e condescendência e dizem, "ah... mas que chato!". E a verdade, que pode parecer um tanto bizarra para esse povo daqui, é que nós conscientemente tomamos a decisão de não tirar nem um diazinho de férias no que são aqui chamados como OS meses das férias.
E bem que, bem, a gente até que não é tão lerdinho.
Pra começar, é bom estar por essas terras enquanto está calor. Os finais de semana são amplamente aproveitados, mesmo os dias de trabalho têm efeito prolongado, já que a luz domina lá fora até bem tarde. Zé MAné, que agorâ está de férias da escola, pode ir dormir mais tarde, assim prolongando um pouco o período em que ficamos juntos em dias normais de labuta. Dona Maria, por conseguinte, a mesma coisa. O trânsito melhora horrores - já estou tendo ataques de ansiedade de pensar naquela lentidão que dominará nossas vidas na próxima semana. No trabalho, tudo toma ares de preguiça, e todo mundo pega um ritmo bahiano (sem ofensas, por favor) de pegar no pesado. As pessoas somem, o que por assim dizer, faz com que a demanda por coisas sempre urgentes e em alta prioridade junto desapareçam. Os chefes partem de férias - tudo fica meio em suspenso, em slow motion. A vida por esses dias, mesmo que tomada pela rotina, pelos afazeres, não é sentida como tal e nem aquela constante sensação de falta de tempo aparece pra agoniar. Tudo, dias longos, férias escolares, gente que some do escritório, gente que some das ruas, influi para que a vida normal pareça ser mais leve, mais confortável.
E assim, agosto passa e traz setembro, e setembro recomeça a loucura passados os primeiros dias de hello e catching up com as novidades estivais. Esperto é meu amigo e colega, que vai sair justamente na segunda semana. Vai madnar todo mundo se estressas por conta enquanto ele, bem longe do frenesi, vai então curtir suas férias...
Para nós, ainda vai demorar um pouco, mas algo me deixa feliz em pensar que estarei longe naqueles meses tão cheios de escuridão e frio. De certa forma, quem ri no calor enquanto o resto fica no frio, ri melhor.
No comments:
Post a Comment